07/03/2007

Distância Focal e Tipos de Lentes

Ver no seguinte endereço: http://www.herbario.co.br/fotoweb/curso_fotografico/c61.htm
-
Distância Focal e Tipos de Lentes
As lentes são a alma da câmera fotográfica. Através da passagem da luz pelos seus cristais, os raios luminosos são orientados de maneira ordenada para sensibilizar a película fotográfica e formar a imagem.
Uma lente (também chamada de objetiva) é formada basicamente de 3 elementos: um corpo, geralmente de metal ou outro material de boa resistência, que envolve e protege os elementos internos; os cristais, que constituem o elemento ótico da estrutura, ou seja, a lente propriamente dita; e o diafragma, estrutura que controla a quantidade de luz que passa através da lente.

As lentes autofocus dispõem também de estruturas que orientam a focalização da imagem, que geralmente é controlada pela câmera. Alguns modelos possuem um microprocessador e um motor interno, que controlam o foco independentemente da câmera, como na linha EOS da Canon e AF-S da Nikon.

Tipos de lentes
A distância focal, medida em milímetros, é a distância entre o centro ótico da lente e a película fotográfica (ou o CCD nas digitais), situada no interior do corpo da câmera. É através dela que classificamos as lentes. É ela que define todas as características próprias de cada objetiva e o resultado estético da imagem produzida por cada uma.

Lentes Grande Angular
(distância focal de 8 a 35 mm)
As lentes grande angulares possuem um amplo ângulo de visão, ou seja, com o uso destas lentes conseguimos enquadrar uma área bastante grande a uma curta distância.São úteis para fotografar em locais com pouco espaço, fazer tomadas panorâmicas, bem como de grupos de pessoas a pouca distância.Devido as suas características óticas, as imagens sofrem uma distorção arredondada nas bordas, principalmente se forem feitas muito próximas ao assunto fotografado.Uma característica marcante é a grande profundidade de campo proporcionada pelas grande angulares, mesmo em pequenas aberturas de diafragma. A foto ao lado foi feita com uma lente Nikkor 24mm f2.8.
Lentes Normais
(distância focal de 40 a 60 mm)
Uma lente normal produz uma imagem muito próxima da visão humana a olho nu. São lentes úteis para fotos de arquitetura, paisagens, pessoas, retratos, produzindo imagens naturais, sem grandes efeitos estéticos e com pouca distorção. A foto ao lado foi feita com uma lente Zuiko 50 mm f1.2.

Lentes Teleobjetivas
(distância focal acima de 80 mm)
As lentes de distância focal grande abrangem um pequeno ângulo de visão. São indicadas para fotos de objetos que estão a uma longa distância, e dos quais não podemos nos aproximar. São muito usadas para fotos de esportes e natureza.As teles de distância focal entre 85 e 135 mm são as mais indicados para fotos de retratos, produzindo imagens sem distorção, guardando as proporções originais do modelo. Ao contrário das grande angulares, as teles possuem uma pequena profundidade de campo, que pode ser útil para compor um fundo desfocado muito interessante para um retrato.As lentes de 300, 400 e 600 mm são as preferidas pelos fotógrafos de esportes. São lentes grandes e pesadas, e também muito caras, necessitando sempre de um monopé para sua sustentação. A foto ao lado foi feita com uma lente Nikkor 180mm f2.8.

Lentes "Zoom"
A lente zoom é uma objetiva com distância focal variável, ou seja, em uma mesma lente temos várias distâncias focais diferentes. Este tipo de lente é muito versátil e prática, já que podemos com um mesmo equipamento fazer vários tipos de enquadramento.Por exemplo: uma lente 35-105 mm nos dá a possibilidade de trabalhar com uma grande angular (regulada em 35 mm), com uma normal (regulada em 50 mm) bem como com uma tele (regulada em 105 mm).Estas lentes são um pouco mais caras que as lentes fixas, um pouco mais pesadas e também menos luminosas. Porém são uma opção bastante prática para o trabalho do dia a dia, já que com uma única lente podemos substituir outras três.
Lentes Macro
As lentes macro são usadas para fazer microfotografias, ou seja, fotos de objetos muito pequenos. São muitos utilizadas em fotografia médica, científica, natureza e reproduções.Como temos que nos aproximar muito do objeto, as macrofotografias tem sempre uma pequena profundidade de campo, que pode ser compensada pelo uso de aberturas mínimas (f11, f16).As lentes macro tem distância focal de 50, 100 e 200 mm. Quanto maior a distância focal, maior a distância do objeto fotografado. Por exemplo: uma macro ideal para um dentista seria uma 200 mm, pois ele poderia, a uma distância confortável, fotografar um dente dentro da boca do paciente.A foto ao lado foi feita com uma macro Nikkor 60mm f2.8 .

1 comentário:

Mariana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.