31/03/2007

Memórias dum internauta...

A propósito do post que coloquei no dispersamente por alturas do nº 15.000 no contador de visitas.
Como queria dizer:
- A minha actividade profissional não me permite ocupar o tempo que eu gostaria em questões técnicas ligadas à informática e às comunicações;
- Posso dizer que tenho o privilégio e o orgulho de fazer parte da geração que pôs a funcionar esta grande ferramenta global, que é a WWW;
- Já em 1972 andava eu em bolandas a tirar um curso profissional de "Linguagem e programação COBOL", estávamos na era do cartão perfurado em que a informação binária era trabalhada através da sensibilização óptica de zonas escuras e com luz;
- Lembro-me como se fosse hoje dum célebre dia em que um colega entra pela sala de aula dentro, todo eufórico, a dizer que os Americanos já tinham descoberto um processo de armazenamento da informação binária através da gravação electromagnética dum disco, tipo "Long Play" - os discos de vinil que nós comprávamos/emprestávamos para ouvir as músicas da nossa preferência, as que tinham a honra de serem gravadas em Vinil. Qual pirataria qual quê? Quem quisesse ouvir música sem ser através da Rádio (em onda Média ou Onda Curta e era um pau, qual FM qual carapuça!...) tinha que puxar os cordões à bolsa e comprar o disco, mais nada!
Estupefacção geral! Não poder ser! Como é que os gajos conseguiram fazer isso?... Que tempos, caramba!
E lá começámos a usar aqueles discos com capacidades para 8 MB (é isso é, 8 mega bytes) e com esse disco conseguíamos pôr um computador a fazer a contabilidade e a facturação duma empresa já de pequena/média dimensão. Ah, estou a lembrar-me do computador "Wang", acho que era assim que se chamava.
- Quanta evolução de então para cá!...
- Por alturas da licenciatura do meu filho Bruno, ainda ele andava a estudar na Universidade de Coimbra, Engenharia de Informática, a sua influência (eu que o tinha influenciado a seguir Informática e Telecomunicações), fins dos anos 80, e depois de ter passado pela fase dos primeiros passos da Internet via rádio através do chamado "Packet radio" dos radioamadores (que ainda hoje sou, desde 15/6/1982), dos nossos "digipeters" e BBS instaladas nos montes e serras, um pouco por todos os pontos estratégicos deste país, das configurações dessas "mail box", com os nossos computadores ligados anos a fio, sem interrupção, configurações já então por FTP à distância (poucos eram os que o conseguiam fazer porque era preciso estudar muito e praticar, aprendendo uns com os outros), lá entrei no mundo das páginas web;
- alguns endereços dessas páginas, as que ainda me lembro e que ainda estão no ar, nem sei como é que alguns servidores ainda as têm carregadas, tanto tempo já passado. É que essas páginas eram atribuídas gratuitamente:
http://www.nunes.com.pt (domínio próprio)
http://www.leiriana.net (domínio próprio administrado por mim)
etc (pode ser que me lembre de outros endereços);
- Logo no princípio deste século o Bruno começou a falar-me dos blogs, mas eu andava com ela fisgada nas páginas web e não encarei com bons olhos essa coisa de ir para a Internet sem ser eu próprio a desenhar e criar os meus próprios ficheiros, com texto e imagem com a disposição que eu muito bem entendesse, sem estar sujeito a coisas padronizadas, a fazer os uploads por ftp com contas geridas por mim próprio;
- Acabei por me render aos blogues:
- Comecei com um blog que era para ficar já com o endereço do dispersamente, isto em Out/Nov de 2005. Mas como me enganei ao digitar o nome ficou http://disprsamente.blogspot.com
- E pronto aqui ando nestas lides, já com 60 anos de vida.
-
Sou capaz de voltar a este post para o actualizar, mais tarde.
Um abraço a quem ler este arrazoado de memórias...
António Nunes
e-mail primário: nunes.geral@gmail.com
e-mail: geral@leiriana.net

Sem comentários: